Confira: sete dicas para economizar combustível

Siga hábitos simples que podem resultar em economia

Por Tuper S/A  |  4 de outubro de 2021 às 17:01

O preço dos combustíveis é sempre uma preocupação para o brasileiro. Mas você sabia que alguns hábitos podem ajudar a diminuir o consumo e, dessa forma, economizar mais? Veja algumas práticas de condução e manutenção que são capazes de reduzir em até 35% o gasto com combustível, segundo nossos especialistas.

1. Calibre os pneus
Pneus murchos ou com a calibração errada aumentam o atrito da roda com o solo. Desta forma, o esforço necessário para colocar o carro em movimento é maior que o normal, aumentando, consequentemente, o gasto com o combustível. O ideal é que os pneus sejam calibrados a cada 15 dias, seguindo as orientações de pressão no manual. Os pneus podem ser responsáveis por 20% do consumo.

2. Troque a marcha de forma correta
A troca da marcha deve ser feita no tempo correto, levando em conta o torque do carro. A informação está disponível no manual e é importante ressaltar que as esticadas na troca da marcha são grandes vilãs no consumo do combustível. É aconselhável, de modo geral, fazer a troca da marcha a cada 2.500 giros e acelerar de forma suave, visto que a aceleração também pode reduzir ou aumentar o consumo.

3. Faça manutenção das velas e do filtro
As velas são responsáveis por gerar energia na câmara de combustão. Quando elas estão ruins e a queima fica irregular, afetam a quantidade de combustível injetada. Por isso, devem ser trocadas após a quilometragem recomendada pela montadora. Quando estragar, todo o jogo deve ser substituído por peças com as mesmas especificações. Os filtros também são importantes na combustão, pois eles são os responsáveis pelo ar utilizado nesse processo. Quando estão sujos ou entupidos, diminuem a quantidade de ar de modo que a mistura de ar e combustível fica irregular. Assim, é preciso ficar atento ao tempo de troca recomendado pela montadora, informação disponível no manual do veículo.

4. Reduza o peso do veículo
Um carro mais pesado exige mais força do motor e, assim, maior aceleração. Como resultado, haverá o aumento do gasto de combustível. Confira o peso máximo recomendado pela montadora e evite carregar material quando não for necessário, como suporte para bicicletas e bagageiro removíveis. Segundo especialistas, 40 Kg de excesso de peso pode aumentar até 2% do consumo.

5. Deixe o carro o mais aerodinâmico possível
A aerodinâmica do carro é o que permite que ele rompa o “muro de ar” e consiga movimentar-se. Por isso, quanto mais aerodinâmico ele for, menor será a resistência do ar e as dificuldades para aceleração e o consumo de combustível será reduzido. Seguindo essa lógica, é recomendado manter as janelas e teto solar fechados, as rodas alinhadas e evitar apetrechos.

6. Cuidado na hora de abastecer
Abastecer em postos duvidosos pode resultar em complicações para os motoristas. Por mais que o preço seja tentador, procure postos de confiança que tenham o selo da ANP. Combustíveis “batizados” são altamente prejudiciais para o carro, pois o querosene misturado à gasolina ou a água ao etanol afetam a leitura do sistema de injeção eletrônica, interferindo na média de combustível. Procure lugares confiáveis, de preferência algum posto onde você conheça os frentistas e o gerente. Outra dica é observar onde os taxistas e frotistas abastecem regularmente. Esses postos são, geralmente, mais baratos e de confiança.

7. Desligue o motor do carro
Dependendo do tamanho do motor e do uso do ar-condicionado, um carro pode consumir até dois litros de gasolina quando estão funcionando parados. Desta forma, é recomendado que desligue o motor caso o veículo precise ficar mais de 20 segundos parados, seja em um congestionamento ou esperando alguém embarcar, dependendo da segurança.

Sobre a Tuper

A Tuper é o maior fabricante de escapamentos da América Latina e líder de mercado, há mais de 50 anos produzindo escapamentos, catalisadores e ponteiras para todos os modelos de automóveis, nacionais e importados. A companhia tem capacidade instalada para produzir três milhões de peças ao ano, somente para o mercado de reposição. Primeira no Brasil a fabricar um sistema completo de exaustão (tubo do motor, catalisador, silencioso intermediário, silencioso traseiro), a empresa atende simultaneamente o mercado de reposição e às montadoras. Os escapamentos e catalisadores Tuper seguem os padrões e as características técnicas definidas pelas montadoras, o que garante total excelência no funcionamento e na adequação da peça ao veículo.

Notícias

Relacionadas

Background Image Background Image

Faça uma

Cotação

Em poucos cliques, solicite o orçamento que precisa de onde estiver de forma simples e fácil.

FAÇA UMA COTAÇÃO

Sobre Nós

Conheça mais sobre a história da empresa e sobre as linhas de produtos Tuper.

SAIBA MAIS